Por incrível que pareça, hoje a primeira vez que realizamos uma prática com o 7° ano, onde foi somente com eles mesmo, já tínhamos feito a gincana e outras que envolvessem todas as turmas, mas essa foi a primeira: primeiro porque a turma estava cheia de problemas com comportamento e outros ai restrito. Antes das férias a super Cris estava encerrando o conteúdo falando das doenças como a dengue, para isso em uma reunião realizada na casa dela que nos sugeriu de fazermos uma mosqueteca no retorno das aulas, mas que "diabos" é uma mosqueteca?( foi o que pensei em um primeiro momento) depois colocando meus neurônios a funcionar pensei em algo relacionado com moscas e adivinhem,não era com moscas, hahahaha e sim com mosquitos. É uma armadilha caseira para captar ovos da fêmea da dengue. Como fazer?
1 - Pegue uma garrafa PET de 1,5 litros ou mais.
2 - Corte a parte superior, para fazer uma espécie de funil.
2 - Corte a parte superior, para fazer uma espécie de funil.
3 -Corte cerca de 10cm da Pet (parte da base da garrafa).
4 - Lixe a parte interna do pedaço similar a um funil (pode ser utilizada uma lixa para madeira granulação 60, 100 0u 120). O objetivo é deixar a superfície interna bem áspera em toda a sua extensão.
5 - Utilizando o "anel" (parte da tampa) da própria garrafa, faça um fechamento com um pedacinho de tela dobrado, (atenção: não serve o “tule de véu de noiva”, pois o buraco é grande o suficiente para que o mosquito passe).
6 - Coloque cinco grãos de arroz ou de alpiste, amassados, ou, ainda, ração para gatos, dento da parte inferior da garrafa Pet.
7 - Sele as duas partes com fita isolante.
Ficou muito jóia o que foi feito, os alunos participaram perguntando tudinho, tínhamos levado a tampinha já cortada e a garrafa também, porque vai saber né se ocorrer corte essas coisas,Deus o livre! Eles entenderam a proposta e levaram pra casa para cuidar e juntar as ovas na fêmea para posterior analise na turma. Algo que depois vou sugerir ao grupo e a Cris é fazermos uma roda de discussão para cada um falar o que eles puderam observar durante essa uma semana que eles ficarão com a mosqueteca. Assim, eles treinam a fala,pois eles ainda são um pouco "acanhados" e assim eles se soltam mais conosco. Eu pretendo escrever um resumo expandido para o VII SIEPE sobre essa atividade,vamos ver minha vontade nesse final de férias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário